* meu livro de receitas *

Risoto de abóbora e sálvia January 12, 2010

Filed under: arroz & batatas — gabivuolo @ 1:34 pm
Tags: , , ,

– 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
– 1 kg de abóbora japonesa
– 10 folhas de sálvia
– 1,5 l de caldo de legumes (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
– 1 cebola picada
– 1/2 xícara (chá) de vinho branco
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 4 colheres (sopa) de parmesão ralado
– sal e pimenta-do-reino a gosto

* Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira, de preferência antiaderente, com 1 colher (sopa) de azeite.

* Lave a abóbora sob água corrente. Sobre uma tábua, descasque-a com cuidado e corte ao meio. Retire as sementes e as fibras e corte-a em cubos de 2,5 cm.

* Numa panelinha, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Depois que a manteiga derreter, desligue o fogo e reserve.

* Disponha os cubos de abóbora numa assadeira e pincele com a manteiga derretida. Tempere com sal e pimenta-do-reino e polvilhe com as folhas de sálvia. Leve ao forno e deixe assar por 40 minutos.

* Numa panela, coloque o caldo de legumes e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo.

* Em outra panela, coloque 1 colher (sopa) de azeite e leve ao fogo médio. Quando aquecer, junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture até evaporar. Coloque 1 concha de caldo de legumes e mexa bem.

* Quando o caldo secar, acrescente mais 1 concha e repita o procedimento até o risoto ficar no ponto ou até acabar o caldo.

* Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.

* Junte a abóbora assada e os sucos que ficaram na assadeira e mexa bem. Por último, acrescente o queijo parmesão e misture bem.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s