* meu livro de receitas *

TPM (ou A arte de conviver com aquilo que você não pode mudar) August 14, 2009

Filed under: histórias, pensamentos & memórias — gabivuolo @ 7:36 pm

Desde que eu me conheço por gente eu sofro com a TPM. Tem meses que ela não dá as caras… Em compensação, tem vezes que eu juro que acho que não vou chegar no mês seguinte.

Com o passar do tempo, eu descobri que não adianta lutar contra ela. Dizem que até tem remédio… mas o melhor remédio mesmo é a informação. Pra nós e pra quem nos cerca. É por isso que quando começo a me sentir estranha, já vou logo avisando que to na TPM mesmo. Assim, se eu cometer alguma atrocidade – do tipo gritar com alguém, ou começar a chorar sem motivo, ou atacar uma barra inteira de chocolate e não oferecer – fica mais fácil de ser perdoada depois. E compartilhar ajuda a aliviar também… invariavelmente vai ter uma outra mulher por perto que vai dizer “putz, também to!” e aí dá pra se acabar juntas no chocolate, com um pouco menos de culpa.

Nesse quesito informação, tem duas fontes que me ajudam muito a me entender melhor: o site Clube da TPM, que eu descobri recentemente, e o livro Culinária para Bem-Estar, da chef Rita Lobo. A chef, aliás, mantém um site também, o Panelinha, que tem uma sessão especial voltada para uma vida livre de TPM – apelando apenas pra receitas especiais pra esse período.

Parece bobagem, mas o que a gente come pode ajudar muito a aliviar os sintomas. Os ingredientes dependem do tipo de TPM que você tem (eu to ferrada, tenho todos os tipos de uma vez!). Aí é só caprichar na ingestão desses alimentos salvadores uns 10 dias…

E se não adiantar, vale também se acabar num sanduíche de 30cm no Subway, seguido de dois cookies. Mesmo que a balconista duvide que você vai comer tudo aquilo sozinha [como me aconteceu hoje]…

 

Leave a Reply

